Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

VIII FESTIN-AÇU - entrevista

Adailtom Alves Teixeira*

Ocorrido entre 15 a 18 de novembro de 2018, o VIII FESTIN-AÇU - Festival Internacional de Teatro de Guajará-Mirim - único festival internacional do estado de Rondônia -, teve diversas apresentações teatrais do Brasil, Bolívia e México, além de ações formativas e o I Fórum de Teatro da Fronteira. O Festival é realizado pela Associação Cultural Waraji, estando à frente da produção Thaiz Lucksis, Paulo Santos e Rafael Barros.

Apesar de já ocorrer a oito anos ininterruptos, o apoio governamental, quando há, é irrisório. O Festival se realiza graças a solidariedade dos artistas e da comunidade. Essa, aliás, é uma das tônicas do Festival, de acordo Thaiz Lucksis, com quem conversamos um pouco. A conversa teve a participação também do Paulo Santos. Estava presente também a monitora do festival e acadêmica de teatro da UNIR, Stephanie Matos.

A entrevista faz parte do levantamento histórico da cena rondoniense, pesquisa que realizo dentro da linha de pesquisa Memórias da Cena Amazônica, do Grupo de Pesquisa PAKY`OP da UNIR, ligado ao Curso Licenciatura em Teatro. Assim, o material (a entrevista) não só amplia o conhecimento da história do teatro em Rondônia, mas é mais um documento para futuras pesquisas de outros pesquisadores. Estamos levando material sobre a história do teatro, ao mesmo tempo em que produzimos documentos, tomando como metodologia a História Oral. 

Acesse o áudio da entrevista aqui.



*Professor no Curso Licenciatura em Teatro da UNIR; mestre em Artes pela Universidade Estadual Paulista (UNESP); integrante do Teatro Ruante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário