2ª edição da Mostra Gritos do Cotidiano – rompendo estruturas
A explosão do novo coronavírus (Covid-19) atingiu milhões de pessoas no mundo todo e o medo do contágio causou a necessidade de confinamento de uma parte significativa da população em diversos países, dentre eles o Brasil. Porém, o isolamento trouxe um grande aumento de casos de violências de diversos tipos. A Mostra Gritos do Cotidiano – rompendo estruturas nasceu neste contexto, visando discutir tais aspectos por meio da arte.
A 2ª edição da Mostra foi contemplada no Edital nº 32/2021/SEJUCEL-CODEC – 2ª Edição PACAAS NOVOS – EIXO II, Categoria-I Artes Cênicas, e visa expor e discutir, por meio de apresentações artísticas, algumas das formas de violências cotidianas sofridas por cidadãos e cidadãs.
Além da exibição dos vídeos artísticos, haverá debates ao vivo com os artistas para que possam abordar seus processos de criação e compartilhar com público suas visões acerca dos temas tratados nas obras. A mediação será realizada, de forma alternada, pelas atrizes Jamile Soares e Selma Pavanelli.
São sete apresentações artísticas, realizadas em três dias pelos canais de Facebook e YouTube do Teatro Ruante. A programação, sempre das 19h às 20:30h (horário de Rondônia), terá acessibilidade, sendo que os vídeos conterão legendas ou contarão com intérprete de Libras, para que a comunidade surda possa participar. Cabe destacar que no último dia o trabalho será ao vivo.
Sobre a produtora do evento
Stephanie Matos é atriz, produtora, encenadora, graduada no Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). É integrante dos seguintes grupos: Cia Peripécias, Teatro Ruante e Trupe dos Conspiradores; é membro do Grupo de Pesquisa PAKY'OP, do Curso de Teatro da UNIR. Foi bolsista do Programa de Extensão DArtes [em]Cena: teatro, política e sociedade do Departamento de Artes da UNIR (2019 -2020). Como atriz, atua e atuou nos espetáculos A muy lamentável e cruel história de Píramo e Tisbe (Teatro Ruante), Inimigos do Povo (Trupe dos Conspiradores); e Cidade Grande João Ninguém (Cia Peripécias). É diretora do espetáculo Ela, Aquela e a Outra. Na área de eventos, fez parte da equipe de produção da I e II Mostra de Encenações do DArtes/UNIR.
Programação Gratuita com acessibilidade!
25 de fevereiro de 2022
· Jaqueline Luchesi – Peito, Sagrado Peito
Release: É uma Web Performance que foi desenvolvida no Fórum Performance Arte Norte, 19 Distâncias, dirigido pelo prof. Dr. Luiz Daniel Lerro. Este trabalho trata sobre como o corpo da mulher é visto na sociedade, um corpo objetificado, e que na grande maioria das vezes é tido como “público”.
Mini bio: Jaqueline Luchesi, atriz, bacharel em direito, licencianda em Teatro, pós-graduada em Arte Educação, mestranda em Artes Cênicas, performer, artesã, brincante e pesquisadora de Boi Bumbá. Iniciou os estudos de teatro em 2011, passando pelo TESC-Amazonas, O Tablado e Escola de Atores do Wolf Maya no Rio de Janeiro.
· Grupo aCORdeAuM – DESNUDA
Release: A videoperformance NOME denuncia as violências cometidas contra as mulheres a partir de estereótipos que rotulam e controlam seus corpos.
Mini bio: aCORdeAuM é composto pela tríade de artistas Ana Paula de Melo Rodrigues, poeta e psicóloga clínica, Aline Monteiro, escritora, professora e performer e Andréa Melo, artista-pesquisadora do corpo na cena. Formado em 2015, o grupo originou-se da necessidade de dar vida às suas inquietações e criar possíveis respostas às provocações e estranhamentos que o viver causa.
Mediação: Jamile Soares
26 de fevereiro de 2022
· Natalia Siufi (Grupo Xingó) – Heréticas – sem saída
Release: A cena é parte do espetáculo Heréticas, no formato virtual, construído durante a pandemia, dentro de nossa casa sede Tekoha e traz à tona questões de gênero, violência contra mulher e machismo do sistema patriarcal a partir da cultura popular, da brincadeira do mamulengo.
Mini bio: Fundadora do Grupo Teatral Parlendas e co-fundadora do Grupo Xingó, integrante do Grupo Mamulengo da Folia. Inicia o teatro em 1996, em Mato Grosso do Sul. Formada na UNESP, em Licenciatura em Artes Cênicas. Ganhou, em 2004, PRÊMIO BOLSA FAPESP, pela criação do livro-fichário: “Que Palhaçada é Essa? Jogos Cômicos de Palhaço, para o ator”, com orientação de Mário Bolognesi, Alexandre Mate e Marianna Monteiro.
· Putz Débora – Malabareando a situação
Release: Nostalgia contagia durante a pandemia, cria e malabarista se aglomeram em uma só pessoa.
Mini bio: Débora é uma malabarista nascida e criada na capital Sul Mato-grossense, se apaixonou pelo malabarismo em 2010 e desde então vem aprimorando e diversificando suas técnicas.
· Valdete Sousa – Fractal
Release: Fragmentadas dentro de um invólucro de carne, osso e pele, sozinhas e habitadas por muitas versões de si. Por vezes, se enxergam umas nas outras: frágeis, indefesas, complacentes, quebradas em mil partes separadas, que repetem os mesmos traços. Fractal por natureza e muitas vezes fatal.
Mini bio: Graduada em Letras - Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Federal de Rondônia. Especialização em Arte educação. Atriz, diretora, produtora, dramaturga e poetisa. Atuou no Grupo Arterial de Ji-Paraná-RO (1998 a 2002). Atua no Teatro Wankabuki de Vilhena-RO (desde 2003).
Mediação: Selma Pavanelli
27 de fevereiro de 2022
· Júnior Lopes – Yalla, go! Do silêncio, do grito e de outras sobrevivências cotidianas
Release: Zahara é uma libanesa que tem urgência em se desfazer do peso das suas confissões. Uma personagem sem lugar e em constante deslocamento, que se assume como confessora/delatora de sua própria vida. Sobrevivente de duas guerras oficiais no Líbano e outras guerras pessoais
Mini bio: Ator, diretor e professor de Teatro. Possui doutorado em Artes Cênicas realizado na Universidade Federal da Bahia. Mestrado em Literatura e Outros Sistemas Semióticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduação em Letras também pela UFMG. Professor e diretor da Cia Peripécias de Teatro da Universidade Federal de Rondônia desde 2008.
· Vanéssia Gomes – Dandara
Release: A performance Dandara foi gerada a partir de investigações em cena com as possíveis memórias e falas desta personagem histórica. Buscando narrativas que poderiam percorrer o seu universo. Entre fatos históricos e narrativas ficcionais constrói-se a cena de uma mulher fragmentadas entre rastros de memórias.
Mini bio: Atriz, sociólaga, pesquisadora em teatro e em manifestações tradicionais populares. Integra o Grupo de Teatro Caretas. Doutoranda em Teatro (PPGT-UDESC); Mestre em Artes (IFCE); graduada em Ciências Sociais (UECE). Participou de Laboratórios Teatrais com Augusto Boal (Centro Teatro do Oprimido) e Grupo Yuyachkani-Peru; cursos com os diretores Amir Haddad e André Carreira.
Mediação: Jamile Soares
Canais de exibição da programação: YouTube (https://www.youtube.com/c/teATroRUAnte) e Facebook (https://www.facebook.com/TeatroRuante)
Maiores informações: (69) 98425-6408
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